Papai e mamãe - Aprenda a prevenir acidentes com as crianças - meu gury

Papai e mamãe devem ter muito cuidado. Estou explorando e conhecendo o mundo ao meu redor. Uma aventura real!

Aprenda aqui a prevenir acidentes

Até os sete ou oito meses, a capacidade dos bebês é bastante limitada: movem as mãos, pernas e tentam esticar os braços para pegar coisas. A partir dessa idade, gostam de tocar tudo e suas habilidades melhoram dia-a-dia. Seu afã por conhecer o mundo que as rodeia lhes levará a meter na boca tudo o que encontrem ao seu alcance.
A partir dos 7 ou 8 meses, as crianças estão em contínuo movimento, começando a engatinhar e andar pela casa. Sua enorme curiosidade as levará a converter-se em pequenas exploradoras. Logo seu mundo se amplia e vêem a casa como um grande pátio de recreio cheio de diversões. Nesse período de desenvolvimento, a segurança do pequeno depende principalmente dos pais, ainda que não devem super protegê-los.

Elimine na medida do possível os riscos e perigos. Dose sua atenção em função do seu desenvolvimento e habilidades. Às vezes para afastá-los de uma fonte de risco atrativa a eles, a única maneira é oferecer-lhes algo que os distraiam. 

Cuidados para prevenir os acidentes com bebês

- Antes de colocar a criança na banheira, controlar a temperatura da água com um termômetro, ainda que se pode comprovar com o cotovelo ou a mão. Dever ter uma temperatura agradável e moderada. 
- É conveniente comprovar a temperatura da mamadeira depositando umas gotas no dorso da mão.
- Na hora de trocá-lo, tenha cuidado, tenha tudo o necessário à mão e não abandone ao bebê, pois poderá cair.
- Quando estiver deitado, deve permanecer com a boca para baixo ou de lado com uma almofada atrás. Mantenha sempre esta postura depois das comidas.
- Evite colocar neles roupas com laços, alfinetes ou botões na parte detrás, nem correntes largas para sustentar a chupeta.
- O berço deve cumprir uma série de características: as grades não devem ter uma separação maior que 8 cm, de forma que caiba a cabeça da criança, e não utilizar almofadas.
- Até os três anos, as crianças têm uma tendência natural a levar tudo o vêem à boca. Tenha cuidado de que os objetos pequenos do tipo botões, bolas de gude, amendoins, etc, não estejam ao seu alcance.
- As tomadas, frestas e buracos chamam muito a atenção. Ponha protetores ou esparadrapo em cada tomada e comprove que não poderão retirá-los.

- Tenha cuidado com as bolsas de plástico, papel, etc..., chamam muito a atenção das crianças. E se as colocam pela cabeça pode causar asfixia. 

- Quando estiverem utilizando aparelhos elétricos (batedeira, espremedor, ferro...) tenha cuidado para que não caia; as crianças gostam de puxar as cordas. Quando terminar de usar os aparelhos elétricos retirem-nos das tomadas e coloquem em lugar longe do alcance das crianças.
- Mantenha todos aqueles produtos tóxicos (colônias, água sanitária, cremes) e objetos cortantes (lâminas de barbear, cortador de unhas, giletes) longe de seu alcance.
- Se a criança estiver na cozinha, é necessário que não se aproxime da fonte de calor e sobretudo que os cabos das panelas e frigideiras não estejam para fora.
- No inverno é conselhável que utilize radiadores ou placas elétricas. Tenha cuidado que seu filho ou filha, não se acerque dos braseiros e dos aquecedores elétricos ou a gás. Se possui lareira proteja com grades. 
Share on Google Plus

About Pedro Fernandes

Quem sou eu? A alegria de quem me ama, a tristeza de quem me odeia e a ocupação de quem me inveja!.

0 comentários:

Postar um comentário